Pular para o conteúdo principal

Estreia do MOVE Antônio Carlos



Boa noite, amigos! Hoje falarei sobre o inicio das operações do Corredor Antônio Carlos, o segundo a ser inaugurado. Boa leitura a todos!
No dia 17/05/2014 entrou em operação comercial o segundo corredor do BRT MOVE, Antônio Carlos. Então eu marquei com um amigo de irmos na estréia, num esquema parecido ao que fizemos na estréia do corredor Cristiano Machado: eu saí de casa, fui até o centro e encontrei com ele por lá. Na hora de ir, fui num carro raro em BH: carro 30440 da Paraense, um Torino 2007 VW 17.230EOD Turbo ano 2012. Ele é raro pois existem somente 22 unidades em BH: 10 da Transimão e 12 da Paraense (6 carros ano 2011 e 6 ano 2012). Esses tem um som mais grave, é um pouco mais potente, mas também dá muito tranco nas trocas de marchas e paradas e balança muito, a ponto de isso ser perceptível até a passageiros comuns. (vou entrar nesse assunto em outra postagem) 

Carro em que fui até a Estação Diamante. Foto: Bruno Fernando/Ônibus Brasil
Ao chegar na Estação Diamante, peguei a fila do 30 Direto, e veio um Vipinho III OF1721L, carro 30548. Uma maravilha aquele carro, ele tem suspensão a ar e bancos tipo BRT, extremamente confortável, e o motorista andou muito com o carro. Cheguei até rápido no Centro, e encontrei com um colega para pegarmos o primeiro carro do MOVE, que conforme acertado, seria a 50. Embarcamos no carro 10732 da Milênio, e começamos um pequeno tour pelo Centro, levamos 30 minutos pra conseguirmos sair do Centro. Ainda bem que essa falha foi alterada, o que derrubou o tempo de itinerário no centro pela metade.  O ar do carro estava bem regulado e ele andou muito bem pela Antônio Carlos, subiu bem os morros pesados. Este carro já foi citado aqui no blog, na postagem "Acabando com o estigma do K310IA".
Ao chegar na novíssima Estação Pampulha, pegamos o 10709 da Plena, na linha 52, que era a paradora do corredor. Enquanto colocávamos o papo em dia, fizemos a viagem, que completa – ida e volta – é um saco. O carro foi e voltou bem, AC bem regulado, apesar de na primeira curva o ar ter vazado água e quase ter molhado o headphone que eu tinha na época.
Carro em que eu e meu amigo demos uma volta pelo Corredor Antônio Carlos. Foto: Guilherme Estevan/GBBM/Ônibus Brasil
 De volta a estação Pampulha, já tava na hora de voltar pra casa, então pegamos o carro 10705 da Transimão na 51. O carro tava andando bem, AC gelando bem também, o que me surpreendeu por ser da Transimão. Chegamos ao centro, fiz um lanche e peguei outro Vipinho na 30 Direta, carro 30549.

Carro da Transimão que andamos. Foto: Guilherme Estevan/GBBM/Ônibus Brasil
 O motorista veio muito bem, e cheguei rápido na Estação Diamante, e fechei com o Torino VW Turbo, pondo fim ao dia de estréia. 
Agradeço a todos pela leitura, abraços e até a próxima! Ah, já ia esquecendo: teremos especial de Carnaval na sexta que vem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Explicando a resolução 4777 da ANTT

Olá amigos, boa noite! Hoje explicarei a resolução nº 4777 da ANTT, que tem divido opiniões e causado polêmicas. Ela tem 18 páginas, 71 artigos divididos em 7 seções, fora os parágrafos e incisos, portanto fiz um resumo explicativo da mesma. Antes de iniciar o texto, devo esclarecer que nenhuma parte deste conteúdo foi inventada. Quem quiser tirar a prova, clique aqui para baixar e ler a resolução integralmente.   Boa leitura a todos!!! Muito tem se comentado sobre a resolução 4777 da ANTT, que delibera sobre o Turismo Interestadual, modalidade turística (veículo contratado para deslocamento em circuito fechado), eventual (cujo contratante aluga o veículo para uma viagem) ou contínuo (para várias viagens). Ela tem gerado controvérsias e teorias conspiratórias em vários e vários pontos, causados por má interpretação do leitor, excesso da exploração do linguajar técnico por parte da ANTT e a desconexão da resolução (já que várias partes únicas estão espalhadas, sendo necessário ir e v