Pular para o conteúdo principal

Flecha 7455: A lenda, O mito

Olá amigos, boa noite! Após 28 dias sem postagens por motivos pessoais, estamos de volta e em grande estilo: hoje nosso assunto é o Flecha Azul 7455, que em 2013 fez viagens especiais, e como não poderia ser diferente, estive neste grande momento e hoje trago como foi a minha experiência a bordo dele para vocês. Esta postagem é dedicada a todos os fãs da Cometa e aos autores das fotos usadas na postagem. Boa leitura a todos!
Tarde de sexta-feira, 11 de Outubro de 2013. Eu me preparava para ir até a Rodoviária de BH, mas não era para viajar ou para uma sessão noturna de fotos, eu estava indo para ver de perto A LENDA, O MITO: Cometa 7455, CMA Flecha Azul VII Scania K113CLB ano 1999, o último Flecha 113 fabricado (os últimos Flechas foram os carros 7500 e 7501, que foram os únicos a terem o motor K124IB) e que, diferente de todos os outros que foram vendidos e estão no Turismo ou transporte clandestino Nordeste x SP, esse foi totalmente customizado: ganhou Ar Condicionado, Wi-Fi, teve todos os bancos trocados por bancos de couro, ganhou a pintura original, porém cromada, ganhou de volta o desenho do Cometa na traseira, o nome Cometa em alto relevo na frente, como nos velhos tempos.
E exatamente isso estava atraíndo pequenas multidões para as rodoviárias, em todas as cidades por onde ele já houvera passado, ele era o centro das atenções por onde estava, todos queriam fotos com ele. Enquanto aqui em Belo Horizonte eu me arrumava, ele estava na BR040, vindo do Rio, com lotação máxima, composta por busologos, fãs da Cometa e do Flecha Azul e pessoas comuns que tiveram várias histórias e momentos vividos a bordo do Flecha Azul e que queriam aproveitar as últimas viagens do Flecha Azul no transporte rodoviário.
7455 com a pintura da "Nova Cometa". Foto Wagner Domingos Ivanesken/Ônibus Brasil
Saí de casa por volta de 17:20, por enquanto de carona. Dessa vez, por causa da previsão de chegada do 7455 (18:00, caso fosse pontual) e temendo que retenções pudessem me impedir de vê-lo, optei por ir de carro até a Estação Eldorado e em seguida, pegaria o Metrô até a Estação Lagoinha, em seguida atravessando uma passarela e chegando na rodoviária. Em especial naquela sexta-feira o trânsito estava intenso por todos os lados, foi uma "mão-de-obra" qualificada pra chegar no Metrô.
7455 durante a restauração. Foto: Anderson Abreu/Ônibus Brasil
Já era por volta de 17:50 quando cheguei ao Metrô, e enquanto descia vi que já tinha perdido um trem. Desci, passei pelas catracas, e subi pra plataforma. Esperei a composição impacientemente, até que não muito tempo depois uma composição que tinha chegado da Vilarinho chegou, pegou a gente e saiu. No trem (lotado) eu estava ansioso para chegar a Lagoinha, enquanto isso vi só o trânsito parado, apenas confirmando que meu temor da retenção estava certo. Já era noite quando o trem chegou a Estação Lagoinha, pondo fim a viagem de metrô. Caí no viaduto e atravessei-o, finalmente chegando a Rodoviária. Fui em direção a entrada do desembarque, onde já tinham alguns amigos busologos, então me juntei a eles para esperarmos pelo carro. Uns 25 minutos depois chegou um carro da Gardênia que tava preso no trânsito, provando outra vez que eu estava certo em ir de metrô.

7455 antes de ser polido. Foto: Nerilton F. Ônibus/APBus/Ônibus Brasil
Por volta de 19:50, apontou na Contorno, virando na Paulo de Frontin, a lenda, o MITO 7455. Brotaram busologos até dos paralelepípedos do chão da rodoviária; quando o carro encostou, uma pequena multidão - composta pelos passageiros que chegaram no carro, busologos, fãs da Cometa e do Flecha Azul, pessoas comuns que tiveram várias histórias e momentos vividos a bordo do Flecha Azul, passageiros e funcionários das Viações e da rodoviária - cercou o carro, para fotografar e entrar nele, conversar e tirar fotos com os motoristas Marcos e Ricieri. Foi uma grande e involuntária homenagem a memória do transporte rodoviário e ao mesmo tempo uma confraternização da busologia que dificilmente se repetiu, já que todos ali estavam unidos em prol do Flecha.

7455 após a restauração. Foto: Bruno Studer/Ônibus Brasil
 Após quase 40 minutos ali, quase o dobro do tempo máximo liberado para desembarque, ele foi embora. Foi muito bom entrar nele, vê-lo de perto. É uma pena o fato de eu não ter conseguido andar nele, mas fiquei feliz apenas de participar da confraternização. Subi feliz as escadas da rodoviária, para ir até meu ponto pegar o ônibus e voltar pra casa... Não, pera, esse não foi o fim!!!

Foto da traseira do 7455. Foto: Alberto Gomes Vale/Ônibus Brasil
Conversando com um dos motoristas pouco depois da chegada do carro, ele deixou que eu, vários amigos e alguns que vieram nele do Rio fossemos no 7455 até a garagem. Sim, ele foi embora, mas eu estava a bordo, eu estava tendo a mesma experiência que vários haviam tido nas 53 viagens anteriores e nessa a qual ele estava encerrando. Conversamos muito no ônibus, principalmente sobre CMA, Flecha Azul e Scania.
Painel do 7455. Foto minha.
Na Via Expressa, apareceu um CMA que passou a nos acompanhar, fazer jogo de setas pro motorista, então descobrimos que o CMA que estava nos acompanhado era conduzido por um fã e ex-motorista da Cometa. Sem demora - infelizmente - chegamos a garagem da Cometa, porém não era o fim ainda. Lembram-se daquele CMA que estava acompanhando o 7455?

Flecha Azul ex-9017, que andamos depois de termos andado no 7455. Foto: Leandro Macedo/Ônibus Brasil
O motorista levaria aqueles que vieram pra BH no 7455 até um restaurante para jantar e deixaria alguns amigos no Metrô. Pra mim iria ajudar muito, então fomos no CMA Flecha Azul VIB Scania K113CLB, ex-9017, que conservava a configuração leito. Foi outra volta legal. Chegamos a Estação Eldorado e agora sim voltei pra casa, feliz e satisfeito de ter conseguido andar no mítico 7455.
Agradeço a todos pela leitura, muito obrigado a todos e até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Explicando a resolução 4777 da ANTT

Olá amigos, boa noite! Hoje explicarei a resolução nº 4777 da ANTT, que tem divido opiniões e causado polêmicas. Ela tem 18 páginas, 71 artigos divididos em 7 seções, fora os parágrafos e incisos, portanto fiz um resumo explicativo da mesma. Antes de iniciar o texto, devo esclarecer que nenhuma parte deste conteúdo foi inventada. Quem quiser tirar a prova, clique aqui para baixar e ler a resolução integralmente.   Boa leitura a todos!!! Muito tem se comentado sobre a resolução 4777 da ANTT, que delibera sobre o Turismo Interestadual, modalidade turística (veículo contratado para deslocamento em circuito fechado), eventual (cujo contratante aluga o veículo para uma viagem) ou contínuo (para várias viagens). Ela tem gerado controvérsias e teorias conspiratórias em vários e vários pontos, causados por má interpretação do leitor, excesso da exploração do linguajar técnico por parte da ANTT e a desconexão da resolução (já que várias partes únicas estão espalhadas, sendo necessário ir e v