Pular para o conteúdo principal

Como as nossas postagens são criadas?

Olá amigos, boa noite!!! Abrindo as comemorações de 1 ano de blog, primeiramente com novo visual e a presença em novas mídias, hoje falarei sobre o processo de criação de uma postagem do blog, e anunciarei um pouco das novidades. Boa leitura a todos!!!
A maioria de vocês, leitores, já pegam as postagens prontas, só apreciar, porém hoje, para abrir as comemorações pelo 1 ano de blog, vou abrir pra vocês o processo de construção das postagens. Pra começar, o processo começa bem antes da sexta-feira, pois todo texto precisa ter um tema e uma inspiração, e a primeira fase é exatamente isso: procurar um tema e uma inspiração. Como eu não tenho uma equipe de redação, eu mesmo pego algum assunto (seja viagem, ou atualidades, gênero que venho explorando desde setembro, e que pelo andar da carruagem, ganhará força nesse segundo ano) e a medida que as idéias vão surgindo, começa a segunda fase, que é a redação do texto. Esta fase é a fase mais improvável, pode durar um ou 2 dias, bem como semanas ou até mesmo um mês, como no texto Conhecendo (pra valer) a Scania, que demorei 28 dias para concluir. Geralmente eu redijo todos os textos no meu smartphone, apenas 2 textos foram redigidos no PC e um foi finalizado nele.
Carro que foi assunto do texto Conhecendo (pra valer) a Scania.
Geralmente os textos do celular são feitos sem quaisquer formatação, só com as quebras de linha - isso quando há. Terminado o texto, é a hora de passar para o computador. Como nesse tempo de blog tive dois celulares, em cada um o sistema de transferência é diferente. No atual, como há uma limitação de 1500 caracteres por nota (aliás, acabou de cortar agora, entrei na segunda), assim os textos geralmente são divididos em 2, 3 ou 4 notas (o texto Explicando a Resolução 4777 da ANTT por exemplo, chegou a 5 notas). Aí eu tenho que passar nota por nota pro PC, geralmente uso o Whatsapp Web ou o chat do Facebook. Já no outro eu não tinha a limitação de 1500 caracteres, eu escrevia direto e podia usar o Google Drive pra transferir pro PC, tanto que alguns textos estão lá. 
Comboio Needs Tur, que esteve presente nos textos Conhecendo a Volvo na 262.
Encerrada esta fase, vou para a última fase antes do Blogger. A terceira fase é a pesquisa de imagens e links externos. Como vocês devem ter reparado, muitas imagens não são de minha autoria. Então tenho que buscar imagens para compor a publicação. Depois de localizar, finalmente vou pra quarta e ultima fase, onde eu começo a trabalhar no blogger. Eu coloco o texto pronto, e só ali eu divido os parágrafos. Com os parágrafos divididos eu lanço as imagens e legendo-as. Depois eu insiro os links externos, coloco a introdução e a conclusão e pra encerrar dou o título pro texto. Aí sim o texto está pronto para ir ao ar. E o resto, é com vocês!!!
  • Aniversário e novidades
Bom, este mês é o aniversário do blog, que teve o primeiro texto, sobre o primeiro dia do MOVE, BRT de Belo Horizonte, publicado no dia 21 de Novembro de 2014, e isso merece uma comemoração. Para dar a largada, está no ar o Instagram do blog, que você pode acessar clicando aqui. Acesse e siga-nos! Outra novidade, é que o blog está de cara nova, e eu espero que tenham curtido. Em breve teremos mais novidades, mas em hora oportuna irei divulgar. Aqui no blog, como já estamos próximo das festas de fim de ano, comemoraremos nosso aniversário e o fim desse ano, que merece ser muito comemorado, pois apesar das dificuldades, todos nós (tanto eu quanto vocês) vencemos, com a graça de nosso Deus. Assim, teremos publicações em todas as semanas até o dia 18/12, com convidados. IMPORTANTE: NA PROXIMA SEMANA, EM VIRTUDE DO ANIVERSÁRIO DO BLOG, A PUBLICAÇÃO OCORRERÁ NO SÁBADO.
Assim me despeço de vocês, desejo uma boa noite, e até a semana que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Explicando a resolução 4777 da ANTT

Olá amigos, boa noite! Hoje explicarei a resolução nº 4777 da ANTT, que tem divido opiniões e causado polêmicas. Ela tem 18 páginas, 71 artigos divididos em 7 seções, fora os parágrafos e incisos, portanto fiz um resumo explicativo da mesma. Antes de iniciar o texto, devo esclarecer que nenhuma parte deste conteúdo foi inventada. Quem quiser tirar a prova, clique aqui para baixar e ler a resolução integralmente.   Boa leitura a todos!!! Muito tem se comentado sobre a resolução 4777 da ANTT, que delibera sobre o Turismo Interestadual, modalidade turística (veículo contratado para deslocamento em circuito fechado), eventual (cujo contratante aluga o veículo para uma viagem) ou contínuo (para várias viagens). Ela tem gerado controvérsias e teorias conspiratórias em vários e vários pontos, causados por má interpretação do leitor, excesso da exploração do linguajar técnico por parte da ANTT e a desconexão da resolução (já que várias partes únicas estão espalhadas, sendo necessário ir e v