Olá amigos, boa tarde!!! Hoje, fora do nosso dia e horário habitual, anunciamos que hoje, 21 de Novembro de 2015, comemoramos 1 ano de Ônibus Mineiro. É uma marca que merece ser comemorada, e para isso, vamos logo ao texto. Como de costume ao longo desses 1 ano, boa leitura a todos!
Como dizia o
jingle de um determinado banco, "O tempo passa, o tempo voa." E não tem outra frase melhor para descrever os 1 ano de Ônibus Mineiro. Parece que foi ontem que, na tediosa madrugada de 19 de Outubro de 2014, deitado no meu quarto ouvindo rádio, abri o bloco de notas e fiz o primeiro texto,
Conhecendo (e me surpreendendo com a Scania). Ter um espaço próprio na internet já era um desejo meu desde 2008, quando comecei a participar efetivamente da busologia. Tentei ter vários projetos, porém por falta de foco, timing e oposições que eu sofri e sofro, nenhum deles ia pra frente. Porém em 2014, depois de tanto ler os excelentes textos do
Marcelo Castro, do Rodoviária Digital, que especialmente aqui, eu considero meu mentor, eu tive a ideia de fazer um blog. Foi 1 mês aproximadamente construindo o blog, até que no inicio de Novembro já estava quase tudo pronto, e enquanto isso eu escrevi mais 4 textos, ordenados assim:
O irmão do Doppio mais famoso de BH, escrito no dia 21 de Outubro de 2014,
Primeiro dia de circulação do MOVE, o BRT de BH, no dia 23 de Outubro de 2014,
A caminho de São Paulo, escrito no dia 29 de Outubro de 2014 e por fim um quarto texto não foi publicado, e decidi escrever novamente por estar detalhista demais.
|
Carro que foi tema do primeiro texto que eu escrevi para o blog. Foto: Adão Marcelino/Ônibus Brasil |
A estratégia de divulgação já estava traçada e o horário de publicação definido. Eu tinha a ideia de lançar o blog no dia 14 de Novembro, uma sexta, porém apareceu a viagem a Ouro Preto e Mariana, relatada por meio do texto
Uma viagem com desconhecidos, e por 1 longa semana ficou no "vai, não vai", então decidi adiar pro dia 22, viajando ou não. E fiz bem, o resto da história vocês conhecem. Na noite de 21 de Novembro de 2014, era dada a largada a este blog, onde escolhi publicar o terceiro texto escrito.
|
Ônibus que eu embarquei no dia 08 de Março de 2014, com destino ao Centro de Belo Horizonte (depois eu troquei de ônibus), e que esteve presente no primeiro texto do blog. Quando eu embarquei nele, eu sabia que estava indo participar de um dia importante na história da mobilidade urbana de Belo Horizonte. Só não sabia que eu estava indo também escrever um novo capítulo da minha história. Foto: Bruno Fernando/Ônibus Brasil |
Daí em diante fui escrevendo vários textos, incluindo os primeiros textos que tiveram uma grande repercussão, primeiro veio o
Conhecendo (pra valer) a Scania, que foi o primeiro texto a abrir larga diferença na contagem de views, e hoje está no 7º lugar do top 10 geral, e outros textos vieram também. A partir daí, tive que parar o blog por umas semanas, e voltei já com o esquema de publicações a cada 15 dias. Com isso, Março foi o pior mês do blog, alcançando apenas 154 views no mês inteiro, o que era menos que o mês de estreia e era o que a publicação mais vista até então havia alcançado sozinha.
|
Carro que foi tema de um dos textos publicados em Março. |
Fui obrigado a reagir para o blog não cair no ostracismo e ter o mesmo fim de outros projetos antigos, e assim adotei o formato adotado atualmente: 3 publicações mensais, com intervalos dimensionados conforme demanda pessoal (viagens e compromissos nas sextas-feiras) ou o número de sextas no mês. O início era pra ter sido na primeira semana de Abril, mas na semana em que seria o início, perdi um familiar importante e não teve clima pra postar, mas na semana seguinte iniciou a melhor fase do blog. Iniciei com 2 textos que foram bipartidos e depois vieram os primeiros convidados. O resultado veio imediatamente: alcançamos um numero maior de visitas. E em Maio, os números continuaram subindo. O primeiro texto famoso do novo formato veio de um editor convidado, que falou de um tema bem polêmico, a
Queda da qualidade da Marcopolo.
|
Carro que fez parte de um dos textos de maior repercussão do blog. |
Porém na busologia eu sofria ataques de pessoas oportunistas, mas o blog foi um dos instrumentos de superação contra os ataques, pois como disse uma vez Marcelo Castro, "mesmo enfrentando todas as putarias de certos indivíduos, temos que continuar na ativa." Na mesma semana do primeiro ataque, eu publiquei o maior sucesso de todo o blog:
Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Na segunda semana após sua publicação, ele já havia superado o número de views de todos os textos escritos até então, e até hoje ele segue fazendo sucesso, pois é o lider do top 10, com 544 visitas, e mesmo depois de 5 meses de sua publicação, lidera o top 10 mensal e o top 10 semanal. Em julho, eu publiquei outro texto que fez sucesso:
Flecha 7455: a lenda, o mito. Atualmente está em 3º lugar nos mais vistos de todo o blog.
|
Top 10 Ônibus Mineiro. |
E assim viemos, mesmo com os percalços, chegamos a 4 mil visitas, e sem mudanças bobas ao longo do tempo, como nos meus antigos projetos. Apenas um único texto foi publicado fora da sexta-feira, a interface do blog só foi mudada para o aniversário do blog, e somente hoje estou testando esse dia e horário, e por motivos de força maior testarei outro horário na sexta, mas a minha intenção é continuar as sextas 20:00, que é o que vocês estão habituados. Pessoalmente, eu me sinto muito feliz com este projeto, que tem tido uma repercussão que eu não imaginava ha 1 ano atrás, e agora é preparar para o futuro. Novidades estão sendo preparados, e na semana que vem, finalmente, voltaremos com os textos de costume.
Abraços e até a próxima!!!
Parabéns ERIC. Parabéns a todo o pessoal do OM. Na foto do Camilotur do primeiro tem uma assinatura nobre, de uma das maiores referências da busologia no Brasil. A foto nº 1 e a nº 2 na minha coleção favorita são dele: ADÃO MARCELINO.
ResponderExcluir