Pular para o conteúdo principal

Ônibus Mineiro 1 ano - nossa história

Olá amigos, boa tarde!!! Hoje, fora do nosso dia e horário habitual, anunciamos que hoje, 21 de Novembro de 2015, comemoramos 1 ano de Ônibus Mineiro. É uma marca que merece ser comemorada, e para isso, vamos logo ao texto. Como de costume ao longo desses 1 ano, boa leitura a todos!
Como dizia o jingle de um determinado banco, "O tempo passa, o tempo voa." E não tem outra frase melhor para descrever os 1 ano de Ônibus Mineiro. Parece que foi ontem que, na tediosa madrugada de 19 de Outubro de 2014, deitado no meu quarto ouvindo rádio, abri o bloco de notas e fiz o primeiro texto, Conhecendo (e me surpreendendo com a Scania). Ter um espaço próprio na internet já era um desejo meu desde 2008, quando comecei a participar efetivamente da busologia. Tentei ter vários projetos, porém por falta de foco, timing e oposições que eu sofri e sofro, nenhum deles ia pra frente. Porém em 2014, depois de tanto ler os excelentes textos do Marcelo Castro, do Rodoviária Digital, que especialmente aqui, eu considero meu mentor, eu tive a ideia de fazer um blog. Foi 1 mês aproximadamente construindo o blog, até que no inicio de Novembro já estava quase tudo pronto, e enquanto isso eu escrevi mais 4 textos, ordenados assim: O irmão do Doppio mais famoso de BH, escrito no dia 21 de Outubro de 2014, Primeiro dia de circulação do MOVE, o BRT de BH, no dia 23 de Outubro de 2014, A caminho de São Paulo, escrito no dia 29 de Outubro de 2014 e por fim um quarto texto não foi publicado, e decidi escrever novamente por estar detalhista demais.
Carro que foi tema do primeiro texto que eu escrevi para o blog. Foto: Adão Marcelino/Ônibus Brasil
A estratégia de divulgação já estava traçada e o horário de publicação definido. Eu tinha a ideia de lançar o blog no dia 14 de Novembro, uma sexta, porém apareceu a viagem a Ouro Preto e Mariana, relatada por meio do texto Uma viagem com desconhecidos, e por 1 longa semana ficou no "vai, não vai", então decidi adiar pro dia 22, viajando ou não. E fiz bem, o resto da história vocês conhecem. Na noite de 21 de Novembro de 2014, era dada a largada a este blog, onde escolhi publicar o terceiro texto escrito.
Ônibus que eu embarquei no dia 08 de Março de 2014, com destino ao Centro de Belo Horizonte (depois eu troquei de ônibus), e que esteve presente no primeiro texto do blog. Quando eu embarquei nele, eu sabia que estava indo participar de um dia importante na história da mobilidade urbana de Belo Horizonte. Só não sabia que eu estava indo também escrever um novo capítulo da minha história. Foto: Bruno Fernando/Ônibus Brasil
Daí em diante fui escrevendo vários textos, incluindo os primeiros textos que tiveram uma grande repercussão, primeiro veio o Conhecendo (pra valer) a Scania, que foi o primeiro texto a abrir larga diferença na contagem de views, e hoje está no 7º lugar do top 10 geral, e outros textos vieram também. A partir daí, tive que parar o blog por umas semanas, e voltei já com o esquema de publicações a cada 15 dias. Com isso, Março foi o pior mês do blog, alcançando apenas 154 views no mês inteiro, o que era menos que o mês de estreia e era o que a publicação mais vista até então havia alcançado sozinha.
Carro que foi tema de um dos textos publicados em Março.
Fui obrigado a reagir para o blog não cair no ostracismo e ter o mesmo fim de outros projetos antigos, e assim adotei o formato adotado atualmente: 3 publicações mensais, com intervalos dimensionados conforme demanda pessoal (viagens e compromissos nas sextas-feiras) ou o número de sextas no mês. O início era pra ter sido na primeira semana de Abril, mas na semana em que seria o início, perdi um familiar importante e não teve clima pra postar, mas na semana seguinte iniciou a melhor fase do blog. Iniciei com 2 textos que foram bipartidos e depois vieram os primeiros convidados. O resultado veio imediatamente: alcançamos um numero maior de visitas. E em Maio, os números continuaram subindo. O primeiro texto famoso do novo formato veio de um editor convidado, que falou de um tema bem polêmico, a Queda da qualidade da Marcopolo.
Carro que fez parte de um dos textos de maior repercussão do blog. 
Porém na busologia eu sofria ataques de pessoas oportunistas, mas o blog foi um dos instrumentos de superação contra os ataques, pois como disse uma vez Marcelo Castro, "mesmo enfrentando todas as putarias de certos indivíduos, temos que continuar na ativa." Na mesma semana do primeiro ataque, eu publiquei o maior sucesso de todo o blog: Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Na segunda semana após sua publicação, ele já havia superado o número de views de todos os textos escritos até então, e até hoje ele segue fazendo sucesso, pois é o lider do top 10, com 544 visitas, e mesmo depois de 5 meses de sua publicação, lidera o top 10 mensal e o top 10 semanal. Em julho, eu publiquei outro texto que fez sucesso: Flecha 7455: a lenda, o mito. Atualmente está em 3º lugar nos mais vistos de todo o blog.
Top 10 Ônibus Mineiro.
E assim viemos, mesmo com os percalços, chegamos a 4 mil visitas, e sem mudanças bobas ao longo do tempo, como nos meus antigos projetos. Apenas um único texto foi publicado fora da sexta-feira, a interface do blog só foi mudada para o aniversário do blog, e somente hoje estou testando esse dia e horário, e por motivos de força maior testarei outro horário na sexta, mas a minha intenção é continuar as sextas 20:00, que é o que vocês estão habituados. Pessoalmente, eu me sinto muito feliz com este projeto, que tem tido uma repercussão que eu não imaginava ha 1 ano atrás, e agora é preparar para o futuro. Novidades estão sendo preparados, e na semana que vem, finalmente, voltaremos com os textos de costume.
Abraços e até a próxima!!! 

Comentários

  1. Parabéns ERIC. Parabéns a todo o pessoal do OM. Na foto do Camilotur do primeiro tem uma assinatura nobre, de uma das maiores referências da busologia no Brasil. A foto nº 1 e a nº 2 na minha coleção favorita são dele: ADÃO MARCELINO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Explicando a resolução 4777 da ANTT

Olá amigos, boa noite! Hoje explicarei a resolução nº 4777 da ANTT, que tem divido opiniões e causado polêmicas. Ela tem 18 páginas, 71 artigos divididos em 7 seções, fora os parágrafos e incisos, portanto fiz um resumo explicativo da mesma. Antes de iniciar o texto, devo esclarecer que nenhuma parte deste conteúdo foi inventada. Quem quiser tirar a prova, clique aqui para baixar e ler a resolução integralmente.   Boa leitura a todos!!! Muito tem se comentado sobre a resolução 4777 da ANTT, que delibera sobre o Turismo Interestadual, modalidade turística (veículo contratado para deslocamento em circuito fechado), eventual (cujo contratante aluga o veículo para uma viagem) ou contínuo (para várias viagens). Ela tem gerado controvérsias e teorias conspiratórias em vários e vários pontos, causados por má interpretação do leitor, excesso da exploração do linguajar técnico por parte da ANTT e a desconexão da resolução (já que várias partes únicas estão espalhadas, sendo necessário ir e v