Pular para o conteúdo principal

Recebendo a APBus em Belo Horizonte

Olá amigos, boa noite!!! Estamos de volta após quase 2 meses de férias, primeiro gostaria de agradecer a todos que vieram ao blog mesmo sem ter nada novo aqui, somente em Dezembro e Janeiro foram mais de 1 mil visualizações, portanto agradeço a todos por terem feito do Ônibus Mineiro o que ele é hoje. Sobre projetos e planos, não teremos nenhum projeto específico para este ano, portanto devemos seguir as mesmas diretrizes e formato adotados em Abril do ano passado, por que em time que está ganhando não se mexe. Leves mudanças devem ocorrer, algumas já foram testadas no ano passado, mas antes de qualquer mudança, vamos avisar por aqui. Finalmente sobre o texto, no texto de hoje farei um resumo sobre o 87° Encontro da Associação Paulista de Busólogos (APBUS), que ocorreu em Belo Horizonte. Então boa leitura a todos!!!
No dia 12 de dezembro, meus amigos da Associação Paulista de Busólogos - APBus vieram a Belo Horizonte para conhecer a cidade e fotografar. E eu fui os receber. Na noite anterior, após contato intenso no whatsapp, decidi o horário que eu ia sair para os encontrar. O local acertado foi a Praça Louis Ensch, na Cidade Industrial. Seria um lugar de fácil acesso pra mim, pro ônibus e um lugar de fácil parada. Com base no horário, decidi acordar as 6:40 da manhã, e então dormi. No horário mencionado eu acordei, arrumei e peguei carona de carro até a Estação Barreiro. Lá eu entrei pela passarela, passei pelos bloqueios tarifários e desci pra plataforma D para pegar a linha 32, olhando o horário vi que as 7:45 ele partiria de lá, então esperei. Veio o carro 30169 da Viação Paraense, um Torino 2007 OF1722M, um dos únicos com freio retarder, fabricado pela Voith. Exatamente as 7:45 ele partiu. O motorista desde o início já sentou o pé, tanto que conseguiu a incrível peripécia de fazer o retarder ser ativado na primeira subida após a saída da estação. O motorista foi botinando pra valer, tanto que eu lamentei o fato de não ir até o Centro, mas fazer o quê né... Exatamente 12 minutos após o embarque, chegamos a Praça Louis Ensch, onde desci do ônibus. Pro tédio da espera ir embora, fui mexendo no celular, até o momento onde aponta na Avenida Cardeal Eugênio Paccelli o imponente G7 1600LD O500RSD da Brasil Sul. Como combinado, acenei para o ônibus e fui respondido por uma piscada de farol. O ônibus encostou na baía e um deles me recebeu, já que ele veio na cabine.
Carro da Brasil Sul que trouxe meus amigos de São Paulo. Foto de um dos amigos que esteve conosco em BH, Anderson Moraes.
Entrei e me identifiquei para o pessoal, e depois fui para o fundão e fui conversando com o pessoal, enquanto o ônibus desfilava pela Avenida Amazonas. Pra mim foi uma experiência especial, pois já passei muito pela Amazonas de ônibus urbano, mas em um ônibus como aquele, foi a primeira vez. Aposto que deve ter sido bonito ver o ônibus rodar pela avenida. Depois fui para a cabine e indiquei a dupla de motoristas o caminho que deveria ser percorrido: pegamos a Rua Araguari, e ao final dela, pegamos a Avenida do Contorno, mas na conversão um dos motoristas ficou com medo do ônibus entalar embaixo do Elevado Castelo Branco, então com o auxílio do segundo motorista e de um ambulante, fizemos a manobra e continuamos para a Avenida do Contorno, onde o ônibus estacionou, pondo fim a viagem de exatas 9 horas dos passageiros e da minha carona.
Outra foto dele, agora minha.
Como o check-in deles no hotel era somente ao meio-dia, quase todo o grupo foi fotografar no entorno da rodoviária e eu fui com eles. Depois, eu e um pequeno grupo nos desgarramos do grupo principal e fomos para o entorno da Praça Rio Branco. A ideia era seguirmos para um giro pelo MOVE, mas acabamos fotografando por lá e depois de muita insistência, eles adquiriram bilhetes e seguimos para a Pampulha. Embarcamos no carro 40501, um Viale BRT O500MA da Coletur, na rapidíssima 50.
Carro que fomos pra Estação Pampulha. Foto de um outro amigo que esteve conosco, Cosme busManíaCo.
No caminho fomos conversando sobre várias coisas, diferenças entre SP, BH, Curitiba, etc. Chegamos a Estação Pampulha e eles ficaram encantados com o visual. Ficamos fotografando (e conversando, é claro), e por volta de 11:15 retornamos para o Centro no carro 40555, um Millennium BRT O500MA da Rodopass, novamente na 50. O assunto foi o mesmo da ida. Chegamos ao Centro e voltamos ao ônibus, e chegando lá tive a grata surpresa de encontrar um colega juntamente com a galera, e não só ele, mas alguns amigos já haviam passado por lá também. Ficamos lá e a pedido da coordenação, os guiei até o hotel, que ficava na Rua Caetés. Enquanto eles faziam check-in e iam a seus quartos, fui almoçar, retornei ao hotel, e em seguida fui levando partes da galera pra almoçar. Depois reiniciei minhas andanças, dessa vez com menos pessoas, apenas 2 amigos que queriam conhecer o Metrô de BH, então propus: vamos de MOVE até a Estação São Gabriel e voltamos pra cá de Metrô. Coincidentemente, o restante do pessoal também iria pegar o MOVE, mas pra Pampulha, o que me induziu a um erro: entramos na Estação de Transferência errada! Era pra entrar na São Paulo, onde pegariamos o 83D, mas entramos na Rio de Janeiro junto com o pessoal que ia pra Pampulha, mas pra nossa sorte não só tinha o ônibus para a Estação São Gabriel como ele já estava atracado: foi só entrar nele e sair pra ESG. O carro era o 20617, um Granmetro O500MA da Sagrada Família Ônibus, empresa pertencente aos Lessas da Saritur (Rápido explicativo: a família Lessa se estabeleceu no transporte. Um dos Lessa é dono do Grupo Empresarial Saritur, que tem empresa pra caramba em Minas Gerais, domina boa parte do transporte metropolitano e uma parte do municipal e fizeram muitas aquisições de empresas nos últimos 5 anos, incluindo a Sagrada Família, empresa que comprou a Itapagipe, que no passado comrpou a operação da Autotrans em BH, que pertence a Saritur. O outro Lessa é dono da Irmãos Lessa, empresa de fretamento e turismo na região de Belo Horizonte, inclusive eu já viajei com eles e o relato tá aqui no blog. Já um terceiro Lessa é dono da modesta empresa Translessa, que é uma empresa de turismo e tem poucos carros, todos adquiridos usados. Agora dá pra continuar).
Carro que fomos para a Estação São Gabriel. Outra foto do  Cosme busManíaCo.
O único problema da linha que pegamos, é que ela era a paradora do corredor, mas fazer o que, agora era ir. O caminho foi todo zueira, risadas e trocadilhos em todo o caminho até a Estação São Gabriel. Lá fomos caminhando até a Estação do Metrô, lá eles adquiriram os bilhetes e nós descemos. Logo veio a composição 07, de construção Cobrasma-Ferconrail, e embarcamos com destino a Estação Central. Mas logo após a Estação Minas Shopping fomos informados no Whatsapp que boa parte do pessoal estava na Estação Pampulha, então decidimos que chegando na Central, seguiríamos para o encontro do pessoal. E fizemos o trajeto, mais uma vez com muitas zoeiras. Ao chegar na Praça da Estação e ver aquelas fontes de água, não pensamos duas vezes: tirei do bolso tudo o que nele estava, entreguei a mochila a meu amigo e logo fui correr por entre as fontes, e saí de lá bem molhado, mas meu amigo saiu bem mais molhado. Depois do banho, seguimos para a Pampulha. Compramos bilhetes e fomos pegar o 50. Veio o 40552, de novo um Millennium BRT O500MA da Rodopass.
Carro que seguimos para a Estação Pampulha. Foto de um outro amigo que esteve conosco aqui em BH, Bruno Cândido.
Dessa vez o carro já tava com uma falha no assoalho, e debaixo do banco que sentei veio um calor que trouxe um grande incômodo na viagem toda. Ao chegar na Pampulha, achamos o pessoal e ficamos um tempo lá, indecisos, até que por fim decidimos voltar ao Centro. Na 50 veio novamente o 40501, um Viale BRT O500MA da Coletur, pra fechar o dia. Chegamos ao Centro e para mim, terminou-se ali aquele grande dia especial, de muitas experiências trocadas e muitos momentos vividos.
Agradeço a todos por terem lido, e até a próxima!!!

1. Excelente texto e matéria. Parabéns!
    Pretendo voltar a BH em breve.
    Abraços!

2. parabéns caro pelo texto,foi um prazer tar ae com vcs...em breve tb estarei em BH Abração

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Uma ida ao Inhotim

Olá pessoal, boa noite! Após passar 5 meses sem texto, estou de volta, e hoje venho falar sobre uma curta viagem que fiz. Boa leitura a todos!  Quarta-feira, 10 de agosto de 2016. Acordei com uma meta fixa: partir para a rodoviária para adquirir bilhetes para o trajeto Belo Horizonte - Inhotim. A quarta-feira é um dia de visitação gratuita ao  Instituto Inhotim de Arte Contemporânea,  então eu decidi voltar lá após 7 anos (a minha primeira vez foi  nesse camarada aqui , em excursão escolar). Eu iria de coletivo mesmo, na linha 3788, entretanto por livre e espontânea vontade decidi ir de rodoviário na última hora, na terça à noite, por que se não fosse assim não seria eu. No site, o convencional estava esgotado, mas  para nooooossa alegria , haviam 8 passagens no Executivo, mas como não tenho cartão de crédito, teria de comprar as passagens pessoalmente. Até aí tudo bem, exceto pelo fato de que o Inhotim é um destino que tem grande apelo. Carro em que fui até o Inhotim. Assim, tra