Pular para o conteúdo principal

A caminho de São Paulo - pela primeira vez!

Boa noite galera! Semana passada não tivemos publicação por motivos bem pessoais. vida social em primeiro lugar. Nesta postagem, falo sobre a primeira vez que eu estive em São Paulo, fui a bordo de um confortável Vissta Buss, e agora trago para vocês como foi esta viagem. Novidade: os dois textos mais lidos do blog foram revisados e atualizados para o novo padrão de links e citações. Se você já leu, será possivel acessar de forma mais fácil os links externos e/ou outras postagens externas, se você não leu ainda, leia, tenho certeza que vocês irão gostar.
Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2012. Eu estava numa garagem de ônibus, no bairro Filadélfia, onde eu pegaria o ônibus para viajar pela primeira vez a São Paulo. Eu só soube em qual ônibus que eu iria viajar ali naquela garagem. As únicas informações prévias que eu tinha era que o ônibus era um Busscar da Viação Esmeraldas. Lá, eu soube que era um Busscar Vissta Buss HI Mercedes-Benz O400RSD, ainda sem o nome da empresa, de prefixo 4500. Aquele ônibus havia pertencido a Viação Garcia e a Pitangui Turismo (só soube isso depois, já que na época eu ainda não tinha smartphone, e o que eu conseguia acessar era 2G, uma conexão bem lenta) e havia sido comprado alguns dias antes. Após resolver algumas coisas na garagem, partimos no carro com destino ao Centro de Belo Horizonte. Só deu tempo de perceber que ele era espaçoso, já que ele tinha 42 lugares – bem distribuídos, por sinal – e era um carro de 14 metros.
Foto do carro em que eu viajei. Nessa ocasião estávamos no Centro. Foto minha mesmo.
A geladeira dele ficava em um ponto que eu nunca tinha visto em um ônibus: entre as ultimas poltronas do lado direito e o banheiro, e entre a geladeira e o banheiro tinha um pequeno espaço. A porta do banheiro era de duas folhas, coisa que eu também não havia visto. Ou seja, era um carro grande, espaçoso e com uma ótima distribuição interna. Chegando no Centro, ficamos um pouco por lá esperando o pessoal e depois fomos para a Cidade Industrial, onde iríamos pegar o restante do pessoal. Porém o motorista foi pela Amazonas, aí foi 1 hora no trânsito pesadíssimo da Amazonas. Depois disso, chegamos a Cidade Industrial, pegamos o resto do pessoal e partimos para São Paulo. Pegamos algum trânsito na saída de BH – normal pro dia e horário em qualquer situação que não seja feriado nacional – e só conseguimos desenvolver na passagem por Betim. Porém durou pouco, logo após a passagem pela barreira da PRF em Betim, o trânsito parou. E assim foi por uma hora, totalmente parados. Só conseguimos sair as 20:00 de BH, ou seja, um puta atraso. Pegamos os últimos passageiros em Igarapé, e depois fomos subir a serra. Não demorou muito e começou a trovejar, prenúncio de que não demoraria a chover. E não demorou. A chuva começou, e o motorista acabou optando por ir mais devagar. Depois, eu descobri que ele era meio pé de pluma mesmo, já que vários automóveis acabaram nos ultrapassando. Resultado: 4 horas de BH ao GRAAL de Perdões. Paramos por lá perto de meia-noite, eu comi algo, e dei uma clicada por lá. Depois voltei pro ônibus para continuar a viagem. Ali foi feita também a troca de motorista, agora veríamos se o motorista que assumiu não era como o primeiro.
Carro em que viajei ainda pela Garcia. Foto: Alex Fiori/Ônibus Brasil
 A segunda parte começou muito bem, o motorista desempenhou altas velocidades e até ultrapassou outros ônibus. Finalmente pude então ver como o O400RSD, já que o primeiro motorista dirigiu o carro muito abaixo da sua capacidade. Ele se desempenhou muito bem pela Fernão Dias, era um ótimo carro. Por volta das 4:20 da manhã, um clima de impaciência tomou conta dos passageiros. Já eram 8 horas rodando (contando com engarrafamentos e retenções, chegava a 11 horas de viagem pra alguns passageiros, incluindo eu) e nada de chegar a São Paulo. Foi mais uma hora no ônibus, até que 5:30 da manhã finalmente chegamos ao nosso destino. Horas mais tarde era o retorno. Marcado para 14:00, muita gente atrasou pra voltar ao carro, o que gerou atraso de 1 hora. Saímos 15:00 de São Paulo, com muita chuva. Não ocorreram muitas novidades na volta: eu dormi, depois fizemos paradas no Euronav de Camanducaia, no GRAAL de Perdões, dormi mais e enfim chegamos a BH. A viagem foi muito boa, o carro era muito confortável, e teria sido melhor ainda, se não tivesse sido mais longa do que realmente é, pois depois em outras viagens, vi que o trecho dá pra ser feito com 8 horas pra cada lado. Mas depois vieram boas experiências e boas histórias vividas naquele trecho.
Espero que tenham gostado do texto e agradeço a leitura. Abraços e até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Explicando a resolução 4777 da ANTT

Olá amigos, boa noite! Hoje explicarei a resolução nº 4777 da ANTT, que tem divido opiniões e causado polêmicas. Ela tem 18 páginas, 71 artigos divididos em 7 seções, fora os parágrafos e incisos, portanto fiz um resumo explicativo da mesma. Antes de iniciar o texto, devo esclarecer que nenhuma parte deste conteúdo foi inventada. Quem quiser tirar a prova, clique aqui para baixar e ler a resolução integralmente.   Boa leitura a todos!!! Muito tem se comentado sobre a resolução 4777 da ANTT, que delibera sobre o Turismo Interestadual, modalidade turística (veículo contratado para deslocamento em circuito fechado), eventual (cujo contratante aluga o veículo para uma viagem) ou contínuo (para várias viagens). Ela tem gerado controvérsias e teorias conspiratórias em vários e vários pontos, causados por má interpretação do leitor, excesso da exploração do linguajar técnico por parte da ANTT e a desconexão da resolução (já que várias partes únicas estão espalhadas, sendo necessário ir e v