Pular para o conteúdo principal

Conhecendo a Volvo na 262 (Texto 1)

Olá amigos! Boa noite a todos! Hoje vou iniciar uma pequena série, de 2 postagens, sobre minha viagem ao Espírito Santo feita em Junho, onde usei um formato de 2 textos da mesma viagem, sendo um texto totalmente independente do outro (diferente do Uma volta de MOVE, onde o texto foi dividido em 2 partes depois que acabei de redigi-lo). No texto de hoje relato a viagem de ida, onde tive o primeiro contato com o Volvo B12B. Boa leitura a todos!!!
Quem já me acompanha desde os primeiros textos, sabe que em boa parte deles há o fator INDECISÃO, partes importantes das viagens que só são decididos 1 dia ou horas antes da viagem, mas que não trago ao blog, como muitas vezes o ônibus, algumas partes cruciais e em algumas vezes até a própria viagem fica por decidir 1 dia antes dela mesma (como ocorreu na viagem a Ouro Preto). Mas dessa vez a proposta da viagem surgiu poucos dias antes do meu aniversário (em março) e a confirmação dali a uns poucos dias, em Abril. Porém, o ônibus que eu iria e a empresa eu só saberia no momento do embarque. Naquela viagem, que era a primeira de ônibus do ano, havia a expectativa de alguns jejuns seriam encerrados: depois de 5 anos eu iria voltar ao Espírito Santo de ônibus (última foi em 2010, depois disso só fui de carro), também depois de 5 anos eu pararia no GRAAL Monlevade, depois de 3 anos voltaria a parar no Barrigão em Realeza, e iria ser minha primeira viagem interestadual totalmente diurna, assim eu conheceria o temido, perigoso, sinuoso e traiçoeiro trecho Belo Horizonte - João Monlevade a luz do dia. O trecho, eu conheço muito bem, e depois da Fernão Dias, é um dos trechos que mais gosto de rodar, e apesar de eu rodar nele há quase 1 década, as circunstâncias que tornariam aquela viagem especial (Assunto em off. Segue o jogo). Finalmente o grande dia chegou: 05 de Junho de 2015. No dia anterior arrumei a mala, zerei a camera, preparei um lanche e fui dormir na expectativa que o tempo avançasse logo pra 6:30. Acordei cedo, finalizei a bagagem e saí pro local de embarque, de carro (não sem antes parar na padaria e comprar pão de queijo). Eu estava na expectativa de saber qual ônibus seria, claro que haviam palpites (um desses, feito por um amigo 2 dias antes da viagem, foi o mais aproximado da realidade. Digamos que ele "cantou a pedra"), mas era agora que eu ia ver, e quando virei a rua do local de embarque, vi 1 ônibus da Sem Fronteiras, um Comil Campione HD Scania K400IB, carro 1420 e 2 ônibus da Needs Tur, empresa que eu já conhecia, e vocês também, do texto Tem um pouco de viagem no meu aperto. Os carros dela eram um Comil Campione HD Volvo B11R, carro 3300 e um Buscar Jum Buss 400P Volvo B12B, carro 3100. Uma certeza tive naqueles minutos que separaram minha chegada e o embarque: ou seria a segunda vez na Scania (Ana Paula Padrão sobre Scania: "você provou, aprovou e já pode repetir"), ou finalmente a estréia na Volvo. Procurei meu ônibus e descobri que seria o Jum Buss, finalmente iria estrear na Volvo para viagens longas (já tava passando da hora), quem ia no Scania era meu irmão e minha cunhada (eles estavam indo para o mesmo lugar que eu e minha mãe).
Carro em que viajei. Foto minha.
 Me identifiquei, entreguei a mala para identificação, recebi minha credencial de acesso ao evento que eu iria participar, e aí pude entrar no ônibus e marquei meu assento, naquele dia eu iria de 33 (e minha mãe, de 34). Enquanto eu esperava o restante do pessoal entrar, liguei a internet e tentei confirmar o chassi, ano de fabricação e procedência dele. Mas como minha internet tava lenta, perguntei um amigo em um grupo e ele me confirmou que sim, era um B12B, era ano 2001 e tinha pertencido a Catarinense, era o carro 2206 lá. Depois disso, a viagem se iniciou, e só aí fui perceber que meu cinto de segurança não estava ali, estava atrás da poltrona. Foi preciso vir mais umas 3 pessoas para auxiliar, mas consegui tirar. De início o motorista foi tranquilo, andando de acordo com a velocidade, mas entrou no Anel Rodoviário ele começou a ir um pouco devagar, e só voltou a andar bem ao entrarmos na BR-381. Fomos andando nela tranquilamente, até ter um acidente antes do Trevo de Caeté. Foi uma hora parados no mesmo lugar, eu fiquei muito entediado, levantei várias vezes, a sorte é que meu celular atual já é econômico em bateria (se fosse meu antigo só Jesus na causa), e eu ainda tomei algumas medidas de economia, então dava pra mexer numa boa. Depois do acidente, ainda tinha a lentidão na estrada por causa das obras de duplicação da 381, de forma que apenas 11:40 conseguimos desenvolver bem. Neste momento consegui uma proeza incrível, patrocinada pelas poltronas Busscar: eu dormi sem estar cansado e sem estar com sono (3 horas de viagem e eu dormi um tempo ligeiramente bom). Acho que essa foi a viagem que vi gente dormindo com maior frequência, toda hora tinha um dormindo, era raro estar todos acordados ao mesmo tempo, isso por que o carro é 46, se fosse 44 aí seria difícil ficar acordado. Parte do segundo jejum estava encerrado, que era fazer o trecho BH - João Monlevade. Eu já tinha visto um vídeo time lapse da estrada, conseguiu se aproximar e ficou ótimo, mas pessoalmente o visual é muito mais bonito. Por causa do horário, o responsável pelo nosso ônibus, mais os dos demais (incluindo o Needs Tur 2700, Marcopolo Paradiso GV (mutante) 1450LD Scania K124IB, que vinha de Contagem e se juntou ao pequeno comboio formado) conseguiram um desconto no almoço em um restaurante próximo ao GRAAL, então paramos pra almoçar no Gaúchão Grill em João Monlevade. Após o almoço, seguimos viagem por volta de 13:20. Agora a viagem ia render, porém o jejum de viagens interestaduais totalmente diurnas iria continuar, pois a previsão de chegada fora forçadamente revista, para o período da noite. Até ali, não se sabia a hora exata: apenas que iriamos chegar a noite. Naquele trecho o ônibus desenvolveu bem, mas ainda não conseguiu acompanhar os outros carros da mesma empresa (recapitulando, um GV'6 LD K124IB e um Campione HD B11R, o Sem Fronteiras estava pra trás. Bem pra trás). Ele desceu bem a Serra do Macuco (o único grande desafio pro conjunto no trecho João Monlevade - Realeza), e seguiu apresentando um excelente desempenho. O ar condicionado barulhento, que não deixava eu ouvir o motor do B12B, deu uma folga próximo a Rio Casca, e aí pude tentar ouvi-lo. Ele era bem silencioso, não baixo como o K420, mas silencioso mesmo, mas ainda sim um som imponente. Por volta de 16:30 chegamos a Realeza, ali tirei umas fotos dos poucos ônibus que estavam la, que eram justamente os nossos, mais dois Jum Buss 360, um da Gontijo que chegou no Rio x Petrolina e um da São Geraldo, na reserva, e outros 2 G7, um da Gontijo e outro da São Geraldo, também na reserva. Depois, partimos finalmente com destino a Marechal Floriano, faltando apenas 200km, e estavam abertas as apostas do horário de chegada: uns previam 23 horas, outros previam 22 horas, e eu previa a chegada as 20:30, talvez o mais otimista (e o mais aproximado da realidade). O motorista voltou da parada na pressão, e dessa vez conseguindo acompanhar os demais.
Foto do carro na área onde o evento foi realizado. Foto: Pedro Henrique Ferreira/Ônibus Brasil
Em Manhuaçu ficamos parados 20 minutos, aguardando o Campione HD B11R colocar óleo no carro, e aí eu refiz a aposta. Depois de ficarmos a toa no posto e perdendo preciosos minutos, finalmente seguimos viagem. Nessa parte eu fiquei mais no fundo do carro conversando com uns amigos (como foram aproximadamente 38 pessoas, vários lugares ficaram vagos no fundo, então acabou se formamdo um pequeno lounge enquanto os ocupantes estavam acordados), e ouvindo o B12B, enquanto ele acompanhava - muito bem - o B11R. Agora sim ele tava andando na pressão, e mostrando a força do motor. Porém como nem tudo são flores e muita coisa não dá pra ser do modo que programamos, anoiteceu completamente assim que entramos no Espírito Santo e tive que continuar cultivando minha origem noturna, mas ainda tava bacana de ver ele andando. Antes mesmo de Ibatiba, um dos momentos que eu mais aguardava, aconteceu: finalmente o comboio Needs Tur (2700, 3300, 3100) se formou na BR-262. Seria mais legal se o carro da Sem Fronteiras estivesse junto, mas ele mais uma vez ficou pra trás. Bem pra trás. Eu havia marcado uma estratégia: não importava em qual cidade estivéssemos e o tempo previsto, assim que chegassemos a Venda Nova do Imigrante, todas as previsões anteriores seriam zeradas e faltaria apenas 1 hora até o destino. Como fui obrigado a refazer todos os cálculos, graças ao congestionamento, tomei uma atitude inédita em toda a viagem, calcular a quilometragem e o tempo previsto no Google Maps: faltavam 117 km e de acordo com a previsão do Google, 1h47 até a chegada, arredondei pra 2 horas. Antes que você feche a página, por tentar raciocinar e se perder: faltavam 58 km pra Venda Nova do Imigrante, previsão de conclusão do trecho era de 1 hora, e de lá, como eu disse anteriormente, todas as previsões seriam zeradas, faltariam 59 km, previsão de conclusão do trecho também era de 1 hora. Agora sim, creio que você vai continuar lendo este texto até o fim. Porém, depois de Ibatiba, um sono forte me tomou de assalto (compreensível, pois viagem diurna cansa, e aqui já chegavam a 10 horas de viagem e não tinha nada pra ver além das janelas do Jum Buss) e dormi, foi até bom, por que ia ser um tédio não ver nada e ninguém pra conversar (todo mundo estava dormindo e a internet com sinal bem instável). Acordei apenas em Venda Nova do Imigrante, e comemorando, afinal, daqui até Marechal, com todas as previsões devidamente zeradas, faltava "apenas" uma hora.  Foram os 59 km mais longos de todas as viagens recentes, e mesmo com o motorista andando na pressão total, não chegava a Marechal Floriano, parece que cada quilômetro se multiplicou por 10. Exatamente as 20:33 finalmente se encerrou a viagem de ida, após 12 horas e 15 minutos, muitas risadas, conversas, e finalmente conhecendo a Volvo. E sobre a aposta ali acima, eu estava correto.
Muito obrigado a todos por terem lido, e temos novidades! A partir de amanhã vou reativar minha galeria no Ônibus Brasil, porém ele será vinculado a este blog e no momento as atualizações serão no dia seguinte as do blog (ou seja, sábados). Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Uma ida ao Inhotim

Olá pessoal, boa noite! Após passar 5 meses sem texto, estou de volta, e hoje venho falar sobre uma curta viagem que fiz. Boa leitura a todos!  Quarta-feira, 10 de agosto de 2016. Acordei com uma meta fixa: partir para a rodoviária para adquirir bilhetes para o trajeto Belo Horizonte - Inhotim. A quarta-feira é um dia de visitação gratuita ao  Instituto Inhotim de Arte Contemporânea,  então eu decidi voltar lá após 7 anos (a minha primeira vez foi  nesse camarada aqui , em excursão escolar). Eu iria de coletivo mesmo, na linha 3788, entretanto por livre e espontânea vontade decidi ir de rodoviário na última hora, na terça à noite, por que se não fosse assim não seria eu. No site, o convencional estava esgotado, mas  para nooooossa alegria , haviam 8 passagens no Executivo, mas como não tenho cartão de crédito, teria de comprar as passagens pessoalmente. Até aí tudo bem, exceto pelo fato de que o Inhotim é um destino que tem grande apelo. Carro em que fui até o Inhotim. Assim, tra