Olá amigos, boa noite! Sem maiores delongas, vamos direto pro texto, feito por Tiago Baldan. Boa leitura a todos!!!
Olá amigos. Gostaria de agradecer o convite para escrever no Blog e contar um pouco da minha história com ônibus e o hobby. Minha história com ônibus começou desde criança, no Rio de Janeiro, meu estado natal em que morei até aos 11 anos de idade, após isso mudei para o Espírito Santo, onde moro atualmente. Na infância sempre reparava modelos de ônibus e algumas marcas de chassis que sempre tiveram na minha cabeça, e que sou fã até hoje como a Volvo e Scania, nos segmentos urbano e rodoviário. Os modelos que mais ficaram marcados em minha memória até hoje são os:
Olá amigos. Gostaria de agradecer o convite para escrever no Blog e contar um pouco da minha história com ônibus e o hobby. Minha história com ônibus começou desde criança, no Rio de Janeiro, meu estado natal em que morei até aos 11 anos de idade, após isso mudei para o Espírito Santo, onde moro atualmente. Na infância sempre reparava modelos de ônibus e algumas marcas de chassis que sempre tiveram na minha cabeça, e que sou fã até hoje como a Volvo e Scania, nos segmentos urbano e rodoviário. Os modelos que mais ficaram marcados em minha memória até hoje são os:
Ciferal Alvorada Volvo B58, da Viação Rio Ita |
Urbanus Scania da Rio Ita, por raras vezes o vi rodar, mas com seu ronco estrondoso.
Urbanus Scania Viaçao Rio de Janeiro, que se não me engano ia pra Magé.
Alem dos carros da Viação Mauá, em que eu morava perto do ponto final das Linhas 422M E 37.
Havia na época Marcopolo Torino 83.
Ciferal Alvorada.
E quando me mudei pra Vitória, estavam chegando nas linhas os Torinos 89.
Os dois modelos abaixo que rapidamente saíram de circulação por serem bem velhos:
Condor
E bem raramente os Veneza II, até cheguei a andar com meus pais.
Modelos marcantes de empresas na época em pegava estrada como Tribus II e III da Itapemirim, isso das viagens que lembro:
Algumas vezes embarcando da Rodoviária Novo Rio, eu tinha o sonho, mas nunca realizado de andar um Flecha Azul da Viação Cometa da época.
Então ficou o ronco dos K112 e K113 de lembrança na memória e alguns Tribus II da Itapemirim e Viaçao Penha que viajei com o mesmo chassi Scania, na estrada.
Lembranças dos carros como o Ciferal Líder da Itapemirim, é que alguns carros tinha uma espécie de painel de led na época (que na verdade eram lâmpadas no formato da logo) na traseira do carro, embaixo do ar e que ficava com a logo da Itapemirim acesa, em que se reconhecia naquela escuridão da estrada.
Outros modelos, como os Diplomatas Scania pela antiga São Geraldo.
Diplomatas Scania da 1001, que tinha bastante.
Por raríssimas vezes de ver os Diplomatas da Mirim e seus chassis personalizados da época.
Monoblocos O371
E mais tarde os O400...
Então por anos e anos viajando entre RJ e ES com carros que hoje são nostalgia em ver e rever. Fiquei bastante tempo observando ônibus, mesmo já morando no ES, por bastante aqui em minha rua, os urbanos que passavam. Existiu uma boa diversidade por alguns anos, com carros de motor traseiro nas linhas troncais e motor dianteiro nas linhas alimentadoras no sistema Transcol capixaba. Hoje não há mais essa divisão e todos os carros são de motor dianteiro, com exceção dos articulados. Mas a minha preferência sempre foi os rodoviários, na qual tenho admiração pela Itapemirim, já que viajei por muitos anos e que infelizmente a Kaissara assumiu a linha RJ X ES em abril de 2015.
Em 2013, fazendo pesquisas pela internet para tentar achar modelos de minha época de infância, que descobri o hobby na qual estou hoje. Já fiz viagens por conta do hobby e aproveitando visitas a minha família no RJ E MG, também fiz cliques conhecendo as principais capitais da região Sudeste como SP. Os estados que gosto de visitar são SP e MG, ambos têm uma diversidade legal de empresas nos dois segmentos urbanos e rodoviários. Ambas rodoviárias eu gosto, apenas a engenharia de embarque e desembarque de BH que não é unificada e tem que andar muito na rodoviária pra não perder os cliques. Já em SP no Tietê é bacana a saída dos carros e o estacionamento do mangueirão.
Além do evento VVR na qual conheci o Flecha Azul citado lá em cima e que meio que foi um sonho realizado.
Foram viagens bacanas em que conheci muitas pessoas pelo hobby até hoje.
Essa é um pouco de minha historia pelo hobby de ônibus.
Valeu!!!
Agradeço a todos pela leitura e por ter prestigiado nosso amigo Tiago Baldan, abraços e até a próxima!!!
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